Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lidando com Fornecedores


Para uma maior compreensão deste texto, peço ao leitor que dê uma olhadinha na matéria  “Alerta às noivas: cuidado com os aventureiros de mercado”. Esta matéria é um alerta sobre estes indivíduos com pouco ou nenhum preparo, experiência ou know-how, que vendem seus produtos ou serviços bem abaixo da média de preços praticada pelo Mercado e ainda exercem suas atividades ilegalmente na maioria dos casos, prejudicando direta ou indiretamente os verdadeiros profissionais. Fique ligada, pois infelizmente o Mercado Casamenteiro está repleto destes Aventureiros, tal que nos dias de hoje é bem fácil encontrar circulando na internet depoimentos indignados de noivas que, conscientemente ou inconscientemente, acabaram vítimas destes indivíduos.


O número de casamentos no Brasil vem crescendo em ritmo acelerado e com isso este Mercado está se tornando cada vez mais aquecido. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por ano são cerca de 1 milhão de casamentos realizados e segundo a ABRAFESTA (Associação dos Profissionais, Serviços para Casamentos e Eventos Sociais) isso injeta cerca de R$ 10 bilhões na economia anualmente. Graças a este Mercado aquecido, todos os dias surgem novas empresas e pessoas dispostas a “apostar suas fichas” nele, criando novos negócios ou investindo nos negócios já existentes. Resultado: hoje os nubentes podem contar com cerca de 600 tipos de produtos e serviços diferentes e milhares de ofertas que podem contribuir para que seu sonho se torne realidade. Basta escolher aquilo que melhor se adéqua às suas necessidades e expectativas.

Para facilitar nesta difícil missão de conseguir fornecedores que realmente irão satisfazer suas expectativas e ainda evitar ser vítima de um Aventureiro de Mercado, siga os passos abaixo e boa sorte!
  

1º Passo - Pesquisa e Tabulação:

Procure definir por escrito todos os produtos e serviços que irão compor seu projeto de casamento, desde o vestido até a lua de mel, e então:
 
- Peça indicações de pessoas que já realizaram seus casamentos;
- Procure ir a alguns casamentos e observe tudo ao seu redor;
- Visite blogs e sites de recém-casados para conhecer quais foram seus fornecedores e, se possível, peça referências;
- Leia artigos relacionados, revistas especializadas e visite feiras do setor;
- Dê preferência aos fornecedores devidamente legalizados, ou seja, aqueles que possuem CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou registro de autônomo;
- Faça uma busca, procurando conhecer a idoneidade e o tempo de mercado do fornecedor. Para isso você pode acessar o site da Receita Federal, onde será possível pesquisar a situação cadastral da empresa mediante o número do CNPJ, ou através do site da Junta Comercial do seu Estado, é possível conhecer, mediante o nome fantasia ou da Razão Social do fornecedor, o endereço físico, inclusive saber se ele está devidamente constituído para vender o produto ou serviço divulgado; Outra sugestão que sempre proponho aos meus clientes é que aprofundem a pesquisa sobre os fornecedores acessando um site intitulado “Reclame Aqui, que é um portal onde permanecem expostas as críticas e reclamações de consumidores que se sentiram lesados por determinados fornecedores, bem como a atitude tomada pelo fornecedor diante da reclamação;
- Após levar tudo isso em consideração, procure selecionar no mínimo 3 opções de fornecedores para cada tipo de produto ou serviço e em seguida solicite a cada um, orçamentos detalhados e por escrito.

Segue abaixo uma sugestão de planilha que você poderá montar para tabular os resultados da sua pesquisa ou, se preferir, clique aqui e faça um download gratuito deste modelo de planilha em Excel:


 
2º Passo - Seleção:

Com os dados coletados e tabulados, agora é hora de decidir entre os três fornecedores de cada produto ou serviço, aqueles que mais demonstraram satisfazer suas expectativas e que, conseqüentemente, merecem fazer parte do seu sonho. Este é o momento ideal para envolver as pessoas que irão lhe ajudar financeiramente. Feito isso vamos para a segunda planilha, que é onde você irá tabular os dados específicos dos fornecedores escolhidos conforme segue:

Nota: se você realizou o download da planilha anterior, observe que na segunda aba está o formato abaixo.



3º Passo – Reunião e Contratação:

 - Agende uma reunião com o fornecedor;
- Elabore uma lista farta de perguntas;
- Estude os dados da primeira planilha para entender e comparar o que cada fornecedor está oferecendo e perceber o que está impactando os custos. Com isso você terá mais argumentos na hora da negociação;
- Aproveite que o mercado está competitivo e negocie bastante. Peça descontos, pechinche e exija as melhores formas de pagamento, afinal você deseja fazer negócio e o fornecedor não quer te perder para o concorrente;
- Quando chegarem a um consenso, peça ao fornecedor que lhe apresente a Minuta Contratual (modelo de contrato) para que você possa analisar.
- Saia da reunião com todas as suas dúvidas esclarecidas. Se ainda estiver se sentindo insegura sugerimos escolher outro fornecedor, afinal você só terá uma única chance de fazer acontecer e não vale a pena arriscar esta única chance.

É isso aí minha amiga! Seguindo estas orientações é sucesso garantido. Lembre-se que o poder de realizar seu sonho ou transformar tudo em um pesadelo está nas mãos de seus fornecedores.

Fique ligada! Um grande abraço e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário