Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Forminhas para Docinhos


A mesa do bolo e doces se torna muito mais bonita quando você coloca uma maior variedade de docinhos enfeitando-a. 

Muitas vezes não encontramos a estampa ou mesmo a cor que será usada no evento. Nestas horas, é sempre contar com o plano B e fazer as próprias forminhas.

Mas, atenção: comece a preparar com antecedência, e guarde-as bem embaladinhas até o grande dia do evento. Pedir ajuda para as amigas também vale!


Você vai precisar de:

Papel de seda;
Tesoura;
Cola bastão;
Cartolina ou papel cartão para fazer o molde;
Lápis;
Molde redondo (neste tutorial foi usada uma velinha branca de 3,7 cm de Ø);
Pedaços de cano (neste tutorial foram usados um de 3,2 cm e um de 4 cm facilmente encontrados em lojas de material para construção).
 

 

Para começar desenhe o molde na cartolina, na sequência divida-o em cinco partes iguais. Usando estas marcações que separam o círculo, com o molde novamente desenhe as pétalas para que fiquem todas com o mesmo tamanho. Recorte seu molde.
 

Agora faça outro molde de flor, depois de cortá-lo faça uma nova marcação e recorte para que o segundo molde fique com as pétalas um pouco menores que a do molde original.
 
No verso do seu papel de seda trace o contorno de dois moldes maiores e um do molde menor para formar sua flor. Note que na imagem a flor menor é a de baixo.

Dica: Se você fizer flores coloridas utilize um lápis da mesma cor do papel de seda, pois se aparecer um pouquinho por baixo do corte não ficará feio.

 Dica 2: Quando cortar as flores no papel de seda dê um pequeno corte entre as pétalas de 1cm no sentido do centro da flor para separa-las. Lembre-se que no desenho do molde, a risca do lápis alcança o centro da flor, mas quando você corta no papel de seda fica apenas o contorno.

 
Passe cola no centro das flores maiores e cole-as junto com a pequena. Procure sempre centraliza-las. Cuidado ao passar cola, pois o papel de seda é bem frágil.

Coloque a flor sob o cano maior bem centralizada, e ainda cuidando para ficar centralizado, coloque o cano menor sobre ele e aperte. Cuidado novamente ao apertar para não rasgar o papel, passando a mão de baixo para cima para que as pétalas não fiquem presas para baixo e não rasguem. Retire a flor do caninho e acerte as laterais. Abra a flor com cuidado para que ela fique como na foto.

Em média, é possível tirar 11 moldes de flores numa folha de papel de seda. É só desenhar todas antes de cortar. Cuide apenas para recortar 2 moldes grandes para um menor (ou seja 22 flores maiores e 11 pequenas).
 

Você poderá usar esta mesma técnica com telado, tecidos diversos, crepom, seda. E ainda poderá criar modelos diferentes para suas forminhas.



Tutorial e Imagens: Casando sem Grana |
Imagens Adicionais: Pronto Casei | Vestidas pra Casar | OLX | Festa Flor |

0 comentários:

Postar um comentário